Publicado em 17 de dezembro de 2013

Como arranjar tempo para estudar inglês

Parece que o tempo está em falta, talvez por isso tenha se tornado um dos principais motivos de reclamação dos Brasileiros: ”Não dá tempo”. Afinal, o trabalho, os estudos regulares, a família, o lazer, as viagens, o descanso, os amigos e mais uma série de coisas já ficam com boa parte do tempo. Pelo jeito, falta mesmo tempo! E aí vem a pergunta, como arranjar tempo para estudar inglês?

Que, que tal começar a juntar tempo e inglês e fazer com que eles coexistam ao longo do dia com você? A ideia aqui é a seguinte: envolva-se naturalmente com a língua inglesa no dia-a-dia. Como fazer isso? No caminho para o trabalho e de volta para casa ao invés de ficar navegando nas redes sociais ou reclamando do trânsito ou do ônibus lotado comece a pensar em inglês. Se o stress está grande e o único jeito é reclamar, reclame em inglês mesmo. Você também pode aproveitar o tempo para descrever as pessoas em inglês. Dê uma olhada em volta e descreva como as pessoas estão vestidas, como elas estão se sentindo, o que estão fazendo, onde podem estar indo. Faça isso pensando em inglês. Caso falte uma palavra ou expressão, anote-a em um caderno e depois procure em um dicionário ou internet. O mesmo vale para quando você estiver em uma fila de banco, sala de espera e outros locais onde o tempo simplesmente passa diante de seus olhos.

Ainda no caminho para o trabalho e de volta para casa, leia os números dos telefones das lojas em inglês. Leia as placas dos carros (letras e números) em inglês. Diga o endereço das lojas pelas quais passa em inglês. Faça isso mentalmente e vá se acostumando com o modo como a língua inglesa é usada nessas situações. Faltou uma palavra? Ficou na dúvida com uma expressão? Preposição? Anote em um caderninho (ou pedaço de papel) e ao chegar em casa, pesquise, anote, crie exemplos e repita a informação para você mesmo. No dia seguinte, faça uso do que aprendeu para ir se acostumando com o uso da língua. Isso ajuda você a começar a pensar em inglês.

Que tal baixar podcasts da internet?

Salve os arquivos de áudio em um MP3 player,smartphone, iPod, etc. Escute o mesmo arquivo várias vezes. Para facilitar faça o seguinte: na noite anterior leia o script do arquivo de áudio, faça anotações, procure pelas palavras e expressões que você não sabe. Enfim, estude o script. Leia o texto em voz alta ou mentalmente para se acostumar com a pronúncia. Quando for ouvir o áudio procure repetir mentalmente o que você está ouvindo. Lembre-se das anotações feitas, expressões e palavras que aprendeu. Acostume-se a visualizar o texto mentalmente enquanto escuta o áudio. Isso ajuda você a melhorar o listening em inglês.

O que você acha de começar a fazer suas anotações em inglês? Quando estiver ouvindo uma palestra, anote os pontos principais em inglês. Está na igreja ouvindo o padre, o pastor, o missionário falando algo, faça suas anotações em inglês. Está assistindo a um programa de TV e que anotar algo, anote em inglês. Está em uma reunião do trabalho, tome notas em inglês. Não consegue escrever tudo em inglês? Não tem problema, misture as línguas e depois você vá atrás de saber como dizer o que não sabe.

Já pensou em ter um diário? Isso mesmo! Um diário! Escreva nele como foi seu dia. Com isso você pratica o uso do Past Simple e outros tempos verbais para falar de coisas no passado em inglês. Você pode até escrever o que pretende fazer no futuro.  Assim, já começa a fazer uso dos tempos verbais no futuro. Uma outra opção para quem não quer gosta de diários é fazer um resumo do seu dia pensando em inglês. Não sabe como descrever algo, anote no caderninho e depois procure saber como é! Isso ajuda você desenvolver sua escrita em inglês e também ajuda você a pensar em inglês.

As dicas podem parecer até bobas, mas funcionam no dia-a-dia e ajudam a fixar e assimilar o vocabulário. Diga mentalmente o nome das comidas que está colocando no prato! Vai ao supermercado? Faça sua lista de compras em inglês! Vai a uma festa? Pense em inglês como será a festa e que pessoas você espera encontrar! Depois, faça um resumo da festa em inglês! Está lendo um texto em português? Procure saber como você diria determinada sentença em inglês! Está lendo um texto em inglês? Procure perceber como as palavras são usadas em conjunto!

Os momentos que você tirar para rever suas anotações – aquilo que faltou, não soube como era – é o momento formal de estudo. São aqueles 30 ou 60 minutos que você acha que não existem em sua agenda. Esse tempo você pode encontrar em um dia e em outro não. O importante é encontrar tempo para rever suas anotações e aprender coisas novas. Esse é o momento de entrar na internet e pesquisar as coisas. Para não ficar só na internet, invista em livros, dicionários, gramáticas e demais materiais para ajudar você a se desenvolver.

Lembre-se: o tempo não vai parar para que você aprenda inglês. O tempo vai continuar passando. Portanto, seja criativo e aproveite mais o dia para se acostumar a pensar em inglês. A língua inglesa também não vai esperar você arrumar tempo para aprendê-la. Ela vai continuar seu fluxo. Portanto, entre no barco e reme. Não deixe o tempo e o inglês passarem como se fossem coisas estáticas que pararão para que você os aproveite em um determinado momento. Eles continuam passando e você deve entrar na onda. Boa sorte!