Publicado em 16 de setembro de 2015

A importância do inglês com foco em turismo

A importância da língua inglesa no Turismo Brasileiro

.

Sabemos que o aprendizado de uma língua estrangeira é imprescindível nos dias atuais, pois com a globalização, o conhecimento da língua inglesa tornou-se ainda mais um pré-requisito para as conquistas que a mesma oferece. Portanto, fazendo referência ao inglês, que é a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens, dos negócios, enfim, a língua da comunicação com o mundo, nos damos conta de que todos os dias nós convivemos com uma série de palavras em inglês, daí percebemos a importância e a influência que ela exerce sobre a nossa cultura.

No mercado de trabalho, o inglês se tornou atributo extremamente necessário para a conquista da maioria das vagas, desde as de nível médio às de nível universitário. Quantas vezes nós já ouvimos alguém dizer: “Perdi a oportunidade, pois não sei inglês”. Pois é, mesmo que o candidato não vá utilizar o inglês ou vá utilizar muito pouco em seu novo emprego, somente o fato de sabê-lo, já é um diferencial em seu Currículo, além da constatação de que o salário de uma pessoa que tem um segundo idioma é consideravelmente maior em relação àquele de outra que tenha apenas um idioma.

Com relação à indústria do turismo, que é hoje um dos setores mais promissores para a geração de empregos no Brasil, o número de turistas estrangeiros que desembarca em nosso País cresce acima da média mundial. A Copa do Mundo de 2014 já aqueceu o setor, e com os Jogos Olímpicos de 2016 não será diferente; a expectativa é que se atenda brilhantemente à demanda deste evento e aumente o fluxo de visitantes que virá como consequência da massiva exposição que o País e suas belezas naturais terão neste período, gerando um ciclo, pois sabe-se que é bem comum um estrangeiro o qual tenha visitado o Brasil voltar com familiares e amigos em outras ocasiões.

Entendemos que o turismo é um negócio global e extremamente competitivo, o setor coloca profissionais diante de seus clientes para que produtos e serviços possam ser ofertados, e o cenário atual brasileiro está exposto à atenção do mundo, fazendo com que a população precise interagir com turistas estrangeiros em diversas oportunidades. Aqui entra a importância de um idioma como o inglês.

Portanto, saber inglês não significa apenas comunicar-se com pessoas de outros países, significa também um investimento na posição social e profissional. A língua inglesa possui um valor incalculável, dependendo da função exercida, considera-se que falar bem inglês é uma habilidade tão básica quanto saber usar o computador. Porém, sabemos que em todo o território nacional é urgente a necessidade de pessoas com essa habilidade de comunicação, conforme mencionado anteriormente, além de ser o idioma oficial do universo da indústria de viagens e turismo, é também o idioma dos negócios, dos eventos e da comunicação empresarial.

Estes megaeventos abrem uma oportunidade de promoção do País como destino turístico que muitos anos de campanhas publicitárias em todo o mundo não seriam capazes de proporcionar.

E claro, terá destaque quem oferecer ao turista estrangeiro um serviço diferenciado, e falar bem inglês, certamente faz parte deste diferencial.


 

Robson de Campos
[dt_divider style=”thin”]

Formado em Turismo pelo Instituto Superior Educativo (CACIPRA-Argentina) e Pós-graduando em Metodologia do Ensino da Língua Inglesa (AVM-Faculdade Integrada), Robson possui um grande background na área de turismo e relacionamento com pessoas. Conta com uma experiência de 7 anos morando no exterior, sendo 3 nos E.U.A. e 4 na Argentina e faz com que suas aulas se tornem muito ricas culturalmente. Para Robson, o respeito ao tempo de aprendizagem de cada aluno e muito bom humor são fundamentais para uma excelente aula.

Achou o artigo interessante?

Cadastre seu E-mail e receba as novidades da Brava Training!