Publicado em 09 de outubro de 2012

Empresários criam portal de vagas para professores, escolas de idiomas e alunos particulares

Quatro empresários da área de idiomas e publicidade se associaram recentemente com o objetivo de criar um portal de talentos para professores de idiomas,  escolas de idiomas e alunos particulares: o ProfCerto.

O mercado do ensino de idiomas está super aquecido – e como em qualquer mercado em expansão, enfrenta dificuldade de recrutar e selecionar professores que sejam adequados aos diferentes perfis das escolas ou  necessidades diversas dos alunos particulares.

Os melhores modelos de negócios são aqueles que visam resolver um problema detectado por quem entende de determinado mercado, certo? Então, pensando em resolver este problema é que foi criado o portal Profcerto. Os professores já estão sendo convidados a preencher um cadastro e a realizar teste escrito, pedagógico e comportamental, além de convidar colegas a postar referências, e ainda postar um vídeo falando o idioma que ensina. Tudo de graça.  Depois, é só esperar pelas ofertas de trabalho de escolas de idiomas ou alunos particulares.

As escolas e alunos particulares poderão filtrar esses professores por idioma, região – em qualquer lugar do Brasil – e também por perfil e experiência.  Haverá professores de inglês, espanhol, francês, russo, mandarim, alemão e português.

“Em qualquer segmento, um dos principais desafios atuais é a atração e retenção de talentos. Não é diferente nas escolas de idiomas. Com a alta demanda, há também pessoas procurando professores particulares, sem saberem selecionar os melhores para suas necessidades.  Há também professores excelentes que gostariam de receber ofertas de trabalho e nem sempre buscam nos lugares certos.”  afirma Rosangela Souza, uma das empreendedoras do projeto.

“Um dos diferenciais do ProfCerto é que ele otimiza o tempo do recrutador (escola ou aluno particular) , minimiza os investimentos com recrutamento e seleção (análise de CVs, testes e entrevistas) e ainda contribui consideravelmente para uma contratação acertada, ou seja, mais alinhada com as necessidades e expectativas do contratante.  Outro diferencial é que, por ser um modelo de negócios de plataforma multilateral, pudemos subsidiar a participação do professor, deixando o serviço grátis para ele.  Com isso, conseguimos atrair milhares de professores e, consequentemente,  também atrair milhares de escolas e alunos que querem contratar professores particulares”, explica Rosangela.

A Brava Training, que atua no segmento de idiomas corporativo, apoia este projeto do ProfCerto, pois entende que a qualidade do recrutamento do profissional de idiomas é de suma importância.

 

Sobre o ProfCerto

 

Rosangela Souza e Ligia Crispino, empresárias do segmento de idiomas, uniram-se a Conrado Santos e André Egido, empresários do ramo de comunicação, para fundar o ProfCerto. Perceberam a demanda, o aquecimento do mercado de idiomas, o problema de atrair mão de obra qualificada, e a partir daí modelaram um negócio de plataforma multilateral – em que grupos interdependentes de clientes são atraídos para uma plataforma que facilita a interação entre eles. Neste modelo, geralmente uma das partes é subsidiada pela plataforma – no ProfCerto, o professor tem acesso gratuito ao serviço. O efeito rede se estabelece quando o grupo subsidiado cresce substancialmente e, com isso, atrai o grupo pagante (escolas e alunos particulares) , criando valor para os dois grupos.